LIGUE E AGENDE SUA AULA - 30129381
PILATES
10 PERGUNTAS E RESPOSTAS
PARA ENTENDER MELHOR O MÉTODO

1 – Desde quando existe e o que é exatamente o Pilates?
É um sistema de exercícios, que foi criado nos anos 30 do século passado, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (daí o nome), com o objetivo de promover o equilíbrio entre corpo e mente. Foi a partir de 1984, no entanto, que o método ganhou fama e se difundiu pelo mundo inteiro. Isso porque o centro de Medicina dos Esportes de um grande hospital nos Estados Unidos passou a utilizá-lo na reabilitação de dançarinos e atletas com problemas.

2 – Quais são os principais benefícios para quem pratica Pilates?
Talvez o maior benefício seja passar a compreender melhor o próprio corpo. Essa compreensão resulta numa performance mais elevada em tudo, do trabalho ao lazer.

3 – Em que se baseia o Pilates, na prática?
O método recebeu influência de diversos movimentos, como a yoga, exercícios greco-romanos e meditação, entre outros. Seis princípios são considerados fundamentais no Pilates: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

4 – Quem pode praticar Pilates?
Em princípio, todo mundo, em qualquer faixa etária, inclusive crianças. As restrições dizem respeito àqueles que, por orientação médica, estão contra-indicados de realizar qualquer exercício físico.

5 – Qual é a formação dos professores?
Na Acqualitá Pilates, todos os professores são fisioterapeutas ou graduados em educação física e passaram por uma formação específica na Physio Pilates Educação. Trata-se de uma instituição presente em sete países da América Latina, licenciada pelo Polestar Education, o mais importante centro de formação de instrutores do método do mundo.

6 – Qual a diferença entre a prática individual e em grupo, qual a duração das aulas e qual a periodicidade ideal?
Em termos de eficiência, não há diferença entre praticar sozinho ou com mais gente. É apenas uma questão de preferência, já que na Acqualità Pilates os grupos não ultrapassam três alunos, com integral atenção do professor e os mesmos benefícios para quem pratica. Nos dois casos, as aulas duram uma hora, e o ideal é praticar pelo menos duas vezes por semana.

7 – Como saber se o Pilates está indicado para mim e se vai realmente suprir minhas necessidades de exercício?
Como faz com os alunos de musculação, hidroginástica, yoga e ginástica, em sua unidade matriz, na Rua Pedro Chaves Barcelos 327, a Acqualità Pilates também realiza uma avaliação com os alunos antes de encaminhá-los para um dos três programas que mantém.

8 – O que diferencia esses programas entre si?
O Pilates Tonning dá ênfase ao fortalecimento muscular, à postura e ao alongamento. O Pilates Fitness, ao condicionamento físico global, incluindo fortalecimento muscular e gasto calórico, sendo ideal para quem quer perder peso. O Pilates Rehab, por fim, se destina àquelas pessoas com problemas nos ligamentos, nas articulações ou na coluna, que tenham feito ou estejam fazendo fisioterapia e que necessitam reforçar seu tratamento. Todos utilizam equipamentos e incluem exercícios de solo. Quem precisa exercitar a área cardiovascular complementa o programa com esteira, também disponível na Acqualità Pilates.

9 – Qual a diferença entre o Pilates em equipamentos e o Mat Pilates?
A Acqualità já oferece o Mat Pilates há bastante tempo. As aulas de Mat Pilates são em grupos de até 10 pessoas e se restringem a exercícios de solo. São para alunos com nível de condicionamento físico de intermediário a moderado. Já o Pilates em equipamentos, pode ser adaptado para qualquer intensidade de exercício, uma vez que as molas, presentes nos equipamentos, podem auxiliar ou dificultar os movimentos, conforme desejado.

10 – Quantos são e como funcionam esses equipamentos?
A Acqualità Pilates trabalha como quatro equipamentos: reformer, trapézio, barril e cadeira. Se quer saber como funcionam e sentir no próprio corpo os benefícios que produzem, faça uma aula experimental, como cortesia. A equipe da Acqualità Pilates está a postos, aguardando por você!